Uma nova oportunidade de negócio

O Mercado Livre de Energia é um ambiente onde consumidores têm a liberdade de escolher o seu fornecedor de energia elétrica. Ao contrário do mercado cativo, onde a distribuidora (ex: Copel, Energisa, etc) é responsável tanto pelo fornecimento quanto pelo transporte (distribuição) da energia, no Mercado Livre a distribuidora tem um papel limitado, cuidando apenas do transporte.

Essa liberdade permite que o consumidor escolha seu próprio fornecedor de energia, o que pode resultar em economias significativas. E, para tornar esse processo mais acessível, os consumidores têm a opção de contar com o auxílio de uma comercializadora de energia.

Escolhendo o fornecedor de energia

Ao entrar no Mercado Livre de Energia, você têm a escolha de negociar diretamente com uma geradora de energia ou receber assistência de uma comercializadora. A maioria dos consumidores opta pela segunda opção, pois a negociação direta com geradoras exige um maior porte financeiro.

Gerando sua própria energia

Uma das características mais atrativas do Mercado Livre de Energia é a possibilidade de gerar a sua própria eletricidade. Nesse ambiente, você pode instalar painéis solares, turbinas eólicas, ou outras fontes de geração de energia em sua propriedade. Além disso, você pode injetar (ou não) a energia na rede.

Se a energia for injetada na rede, você se enquadra como um autoprodutor de energia, recebendo uma série de benefícios e descontos nas tarifas.

Benefícios de ser um Autoprodutor de Energia

Ser um autoprodutor de energia trás uma série de vantagens. Um dos benefícios mais notáveis são os descontos na tarifa, que, em algumas áreas de concessão, podem ultrapassar R$80,00 por MWh. Esses descontos representam uma economia substancial para os consumidores, tornando a geração própria de energia realmente atraente.

Quem pode migrar para Mercado Livre de Energia

A partir de janeiro de 2024, todo consumidor que é faturado por uma tarifa do Grupo A (que recebem energia de média e alta tensão), vão poder migrar para o Mercado Livre de Energia. Geralmente enquadram-se nesse grupo as grandes indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte. 

Cuidados a serem tomados

Embora migrar para o Mercado Livre de Energia e gerar a própria energia seja uma alternativa vantajosa, é importante notar que é recomendável ter algum tipo de contrato com uma comercializadora ou geradora. Isso ajuda a evitar desequilíbrios entre a curva de geração própria e a curva de consumo, o que pode resultar em custos adicionais.

Isso porque, no Mercado Livre de Energia existe uma coisa chamada PLD (Preço de Liquidação de Diferenças). Esse é o valor que norteia a comercialização de energia no Mercado Livre de Energia.

Isso significa que se você estiver gerando muita energia no momento em que o PLD está baixo e consumindo energia no momento em que o PLD está alto, mesmo que você gere 100% do que consome, poderá ficar com o balanço negativo, precisando pagar a diferença.

Isso acontece porque você gerou energia no momento em que a mesma era mais valorizada pela rede. E consumiu no momento que a energia era menos valorizada pela rede.

Mais uma vantagem do Mercado Livre de Energia em relação ao Mercado Cativo

O consumidor livre, se no final do mês gerou energia excedente, pode receber o montante em Reais equivalente a energia injetada não consumida. É diferente do que acontece no Mercado Cativo, onde a energia excedente é acumulada para que seja usada no próximo mês.

A SW Solar trabalhando para você

Agora que você aprendeu um pouco sobre o Mercado Livre de Energia, imagine a complexidade que é:

  • Acompanhar a curva de geração
  • A curva de consumo
  • A variação de preço (PLD) que é horária
  • Negociar com fornecedores
  • Entre outros

Mas você não precisa se preocupar com nada disso. Nós, da SW Solar, faremos a Gestão de Energia para o seu negócio, garantindo que sua empresa não tenha nenhum “descasamento” entre a energia gerada e a energia consumida, anulando o risco nessa curva de preço que existe dentro do Mercado Livre de Energia.