Não é novidade que o uso de soluções tecnológicas no agronegócio proporciona qualidade, segurança, aumento da produtividade e crescimento econômico.
As propriedades rurais geralmente gastam muito com a conta de luz por causa de seus processos de produção. Por isso a energia solar é extremamente vantajosa para o produtor rural. E a economia na conta de luz é só o começo.
O produtor rural é muito importante no desenvolvimento econômico do país e vem se tornando protagonista no fomento do mercado fotovoltaico, impulsionando a transição energética.
O agronegócio é um dos setores que mais usufrui dos benefícios da energia solar, contribuindo para a diminuição dos gases do efeito estufa e possibilitando a redução no custo dos alimentos produzidos.
Diante de toda demanda de energia elétrica na produção e abastecimento das fazendas (de pequeno a grande porte), o investimento em energia solar oferece maior autonomia energética e garante maior segurança e representa uma nova fonte de riqueza.
O produtor rural pode se beneficiar com várias aplicações da energia solar fotovoltaica, conheça alguns exemplos:
O principal deles certamente é a economia de recursos financeiros, mas não é o único:
Um dos casos de sucesso da geração da própria energia é na propriedade de Rodolpho Luiz Werneck Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, que contou com a expertise da SW Solar para investir nesse método sustentável.
Com essa solução energética o retorno sobre o investimento será em 4 anos e 4 meses.