Scroll Top

Usina Solar: o que é preciso para vender a energia gerada

imagem_background_pagina_de_agradecimento_agro

Sabemos que esse assunto gera muitas dúvidas e por isso vamos resumir os principais pontos que você precisa ter em mente.

Se você quer investir em uma Usina Solar para ganhar dinheiro, o primeiro ponto é que você não vai vender energia, pelo menos não no Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). Você até pode vender energia no Mercado Livre, por exemplo, mas isso já é um outro assunto.

No SCEE que foi estabelecido pela Resolução Normativa 482, a venda de energia elétrica é proibida. Isso porque esse sistema foi desenvolvido para consumidores cativos, ou seja, que não tem a opção de escolher o seu fornecedor de energia elétrica.

No SCEE a operação que viabiliza rentabilizar o investimento em uma Usina Solar é a locação de equipamentos da usina.

Para quem eu posso alugar os equipamentos da minha Usina Solar?

A locação pode ser feita para um ou vários consumidores. Quando falamos de um ou vários consumidores, não estamos falando de unidades consumidores, mas sim de CNPJ e CPF.

Se você quiser alugar sua usina para vários consumidores, existem duas modalidades de compensação possíveis:

  1. EMUC (Empreendimento de Múltiplas Unidades Consumidoras)

Imagine que você tem um potencial cliente, proprietário de um condomínio, que quer gerar a própria energia para as áreas comuns e para cada apartamento desse condomínio.

Nesse caso você vai investir nessa usina dentro do condomínio para o benefício de vários consumidores (por exemplo, um CNPJ da área e o CPF de todos os moradores.

  1. Geração Compartilhada

Suponhamos que você não quer construir a usina na área do condomínio, mas em uma fazenda que você possui.

Nesse caso, a usina fica em nome de uma cooperativa ou de um consórcio, permitindo que os cooperados ou consorciados recebam os créditos de energia da usina.

Mas tenha em mente que isso não significa que a usina deixa de ser sua, o investimento foi seu e a propriedade é sua, só a conta de luz da usina que vai chegar em nome da cooperativa ou consórcio.

Marisa Trombini, proprietária de Usina Solar para locação.

Como cobrar pelo aluguel de equipamentos da sua Usina Solar

Você vai fazer um contrato de aluguel de equipamentos e nesse contrato cabe a você junto ao seu cliente estabelecer a forma de cobrança.

É interessante que essa precificação seja variável, porque quando falamos de um empreendimento de energia solar, estamos falando de um empreendimento que tem uma geração de energia variável. Tem meses do ano que são mais chuvosos e a geração da usina será menor, assim como tem meses que a geração será maior.

O que nós recomendamos é que o contrato de aluguel tenha uma parcela fixa (que deve ser a maior parte do valor a receber) e uma parcela variável atrelada a geração de energia mensal (que deve ser a menor parte do valor a receber).

Próximos passos para quem quer investir em uma Usina Solar

Esses foram os principais pontos que você precisa saber caso esteja pensando em investir em uma Usina de Energia Solar e rentabilizar o seu investimento.

Sabemos que esse assunto gera muitas dúvidas e por isso a SW SOLAR oferece consultoria gratuita para futuros investidores. Entre em contato pelo WhatsApp (42) 99999-8600 que teremos o maior prazer em ajuda-lo.